terça-feira, 5 de maio de 2009

O Problema de Deus na Filosofia

A Metafísica começa quando Deus passa a ser a medida de todas as coisas. Ademais Aristóteles costuma afirmar que por necessidade racional temos que admitir um Motor Imóvel, para não cairmos no absurdo. Esse Motor consegue mover o universo permanecendo na plena estaticidade, diante disso, ele é o principio, a causa primeira do todo. Para Santo Agostinho o conhecimento de Deus só é possibilidade no interior do homem, pois Deus está em mim mesmo como condição de possibilidade de conhecimento no meu entendimento.

Com o início da modernidade, Descartes acreditava que o conhecimento de Deus está no pensamento, quando o sujeito usa seu cogito. No ato de duvidar, eu já penso e ali está o conhecimento de Deus. Mais tarde Kant afirmaria que é uma necessidade da existência humana, um ser superior para coadunar o mundo social ajustado, por isso, nosso conceito de liberdade, moralidade e imortalidade da alma se abarcaria numa metafísica.

Em seu ateísmo, Feuerbach formula a gênese do homem como criador de Deus. Segundo ele, Deus é a imagem e semelhança do homem, nesse sentido o homem é o centro do universo, é ele o divino que perpassa no círculo de sua própria existência, talvez como o homem vitruviano de Leonardo da Vinci em seu antropocentrismo renascentista.

Todavia o ateísmo faz parte do fenômeno religioso, quando partirmos do pressuposto que a experiência religiosa implica da existência ou não de Deus. Por isso, a Filosofia da Religião estuda o fenômeno religioso e a prática humana que é Deus.

O problema do conhecimento de Deus perpassará a historia de evolução da humanidade. Por conseguinte ainda paira as incógnitas filosóficas: o que realmente existe na mente humana que possibilite o conhecimento de Deus? É possível partir do cogito para chegar até Deus? A minha mente finita poderia criar uma idéia infinita? Se problematizar a tese agostiniana, como Deus pode estar em mim? E como eu posso ser moradia de Deus? Além disso, como eu sei que minha crença não foi uma “vida” de mentira? Em vista disso, como posso chegar a indubitabilidade da certeza?

Talvez a FÉ possa nos orientar, para chegar a “compreensão” daquele que ordena o universo através da Iluminação cósmica, possibilitando reconhecer a medida e o parâmetro de toda humanidade.
Diego Losekam da Cunha

Um comentário:

  1. olá...
    visite meu blog e saiba a verdade por traz da gripe suina...

    http://www.euseioqovirusdagripefeznoveraopassado.blogspot.com

    ResponderExcluir